Criar um Gráfico de Gantt no Excel 2013

Leave a Comment
Hoje, de forma simples vamos aprender a fazer o gráfico de Gantt.
Mas o que e o gráfico de Gantt afinal?
Este gráfico e muito importante no controle de produção ou gerenciamento de projetos.Bastante utilizado em diversas empresas.

Primeiramente vamos entender o porque desse tipo de gráfico.

Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Desde então ele é comumente utilizado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo, que representam o início e o fim de cada fase, aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal. Entre outras possibilidades que este tipo de gráfico oferece, está o fato de avaliar os custos, resultante do consumo de recursos necessários à conclusão de cada uma das tarefas, por exemplo, tirar conclusões sobre o seu desempenho em termos de custo e prazo e o que mais a criatividade do gestor permitir. 

 Para fazer o gráfico e necessário instalar uma aplicativo gratuito  'Gantt Chart for Excel', que pode ser baixado aqui.

Após instalá-lo, vá na guia 'Inserir', depois 'loja', depois em 'meus aplicativos' e por fim, clique no aplicativo e depois em 'inserir'.

Agora vamos inserir os dados que serão transformados em gráfico. Para isso teremos que criar no mínimo 3 colunas. Na primeira delas colocaremos o nomedas tarefas, seguida por uma coluna com a data de início e outra com a de término.

Agora selecione os dados, e clique em 'Select Table' na tela do aplicativo. Veja que uma nova janela será aberta exibindo o intervalo de onde ele pegará os dados. Dê um ok e pronto.

Veja o resultado, agora é só ordenar as colunas para melhorar a visualização, etc. Repare que ao clicar na barrinha no gráfico, você terá acesso a informações como a duração da tarefa e de quando a quando ele se estende.

Parabéns, seu gráfico de Gantt está pronto =)


Referencias:  http://www.aprenderexcel.com.br

0 comentários:

Postar um comentário